Principais curiosidades da embalagem plástica biodegradável
A embalagem plástica biodegradável realiza sua decomposição naturalmente, através de micro-organismos como algas, bactérias e fungos, que transformam o material em biomassa, dióxido de carbono e água. A principal vantagem deste tipo de embalagem é que sua permanência no ambiente é menor à de embalagens não biodegradáveis, com uma diferença significativa de anos.
Enquanto os materiais plásticos comuns levam até 450 anos para de degradarem no meio ambiente, a embalagem plástica biodegradável leva até seis meses, o que diminui a contaminação por disruptores endócrinos, a entrada negativa na cadeia alimentar de animais e até mesmo sufocamento dos mesmos, principalmente, os marinhos.
Descarte correto da embalagem plástica biodegradável através da compostagem
Segundo recomendações da Avaliação do Desempenho de Embalagens Plásticas Ambientalmente Degradáveis e de Utensílios Plásticos Descartáveis para Alimentos, a embalagem plástica biodegradável não pode ser descartada diretamente na natureza ou em aterros. A explicação disso é que estes locais não possuem o ambiente ideal para a degradação correta, já que o destino ideal para a decomposição deste material é a compostagem.
Esta é uma técnica de reciclagem que gerencia resíduos sólidos por meio de um processo que transforma o material orgânico em humos, graças ao trabalho árduo de micro-organismos. Desta forma, estes resíduos passam pelo processo de compostagem, que, curiosamente, é ideal para ser usado como fertilizante para o cultivo de vegetais. Dentre todos seus benefícios, os principais são:
- Auxiliar na limpeza de solos sujos e contaminados;
- Evitar a produção de metano e chorume na natureza;
- Ajudar a prevenir a poluição;
- Contribuir na regeneração de solos pobres em nutrientes;
- Reduzir a utilização de pesticidas e fertilizantes nas plantações;
- Valor satisfatório no mercado.
Bioplásticos na natureza
As resinas biodegradáveis podem nomear este material como bioplástico, como é conhecido na comunidade científica. A embalagem plástica biodegradável é derivada de componentes vegetais e animais, como amido, celulose e quitina, encontrados facilmente no solo brasileiro e na natureza.
Assim, quando estes componentes entram em contato com a umidade, solo, luz solar e oxigênio se decompõem rapidamente. O fato de não ultrapassar o período de seis meses na natureza é uma norma internacional, que não permite que o plástico considerado biodegradável exceda 180 dias de duração após seu descarte.
Para saber mais sobre embalagem plástica biodegradável
Ligue para (11) 5518-3881 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!