O que é plástico biodegradável
O plástico biodegradável também conhecido como bioplásticos, são essencialmente resinas biodegradáveis, com compostos obtidos de matérias primas de fontes que tenham renovação natural que são encontradas em grande parte na natureza. Geralmente são obtidas de vegetais e produtos animais tais como a celulose, amidos e afins.
Em um futuro próximo, a maioria do produtos serão feitos em plástico biodegradável e estarão substituindo os polímeros derivados do petróleo. Para ser considerado biodegradável o plástico tem que se degradar num período de até seis meses obedecendo as normas internacionais.
Em sua decomposição os produtos biodegradáveis utilizam micro-organismos ao entrar em contato com o solo com a umidade, o ar, e com luz solar contrariando as resinas petroquímicas que quando descartados ficam por vários anos na natureza.
Benefícios para plástico biodegradável
Atualmente existem diversos benefícios na utilização do plástico biodegradável sendo:
- Regeneração de solos deteriorados;
- Limpeza de solos com contaminação;
- Diminuição da poluição;
- Evitam formação de gases (metano) e chorumes.
Além destes fatores quando se pensa em negócios sustentáveis, o plástico biodegradável substitui fertilizantes e pesticidas, tornando o solo mais rico, com mais produtividade e com relevante economia com insumos no tratamento dos solos. Mesmo sendo mais caros, os produtos biodegradáveis usam uma tecnologia que é desenvolvida em pequena escala, portanto o plástico biodegradável tem um custo significativo na produção.
Apesar disso, quando se pensa a longo prazo o ganho técnico e ecológico trará retorno, pois este processo será praticado pelas novas gerações que virão com uma consciência ambiental mais sólida.
Descarte de biodegradáveis
O método mais usado para o descarte de plástico biodegradável é a área de compostagem. Usando este tipo de descarte o plástico biodegradável se torna húmus através da biodegradação em menos de seis meses. Se o descarte ocorrer em lixões, o tempo para ele se degradar será aumentado significativamente, devido a falta de oxigenação e umidade, que são necessários em todo processo de fragmentação, consequentemente irá perder a propriedade biodegradável.
Neste processo, entram em ação os biopolímeros, que são polímeros derivados de fontes renováveis, provenientes de cultura agrícola ou biomassa produzidos na natureza durante o ciclo de crescimentos dos organismos vegetais e animais.
Para saber mais sobre plástico biodegradável
Ligue para (11) 5518-3881 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!